Blog Frutys

Benefícios do Consumo de Frutas no Ambiente de Trabalho

EM 07/06/2017
O Brasil tem passado por uma transição nutricional profunda nas últimas décadas. A deficiência nutricional têm aumentado, com isso, observa-se a evolução da obesidade, das doenças cardiovasculares, do diabetes e do câncer.

Pesquisas realizadas no Brasil revelam um importante aumento no consumo de gordura, dietas ricas em energia, e redução no consumo de feijões, legumes, verduras e principalmente frutas. Fatores que, associados ao sedentarismo, têm levado ao aumento das doenças crônicas não transmissíveis no País.

O consumo de frutas é muito importante para uma alimentação saudável, podendo auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. De acordo com o Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2002, o baixo consumo desses alimentos está associado a cerca de 19% dos cânceres gastrointestinais, 31% das doenças isquêmicas do coração e 11% dos casos de derrame no mundo. Estima-se que mais de 2,7 milhões de vidas poderiam ser potencialmente salvas, a cada ano, se o consumo de frutas fosse aumentado (WHO/FAO, 2003).

De acordo com o documento lançado pela Organização Mundial de Saúde; \"Interventions on diet and physical activity: what works\"*, realizado na Europa e América do Norte, o ambiente de trabalho é um local propício para intervenções de mudança da qualidade de vida, pois, é um local em que as pessoas passam cerca de 1/3 do dia, onde ocorre troca de informações, espaço de relações sociais e em que muitos fazem duas das três principais refeições diárias. Dessa forma, é um lugar no qual os fatores ambientais, organizacionais e pessoais interagem, interferindo na saúde e no bem-estar das pessoas.
Percebendo isso, as empresas têm aumentado o interesse em proporcionar ambientes favoráveis para o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação saudável direcionada aos seus funcionários.

Em 2003, a OMS e a FAO anunciaram a Iniciativa para a Promoção do Consumo de Frutas e Hortaliças durante o 3o Fórum Global sobre o Controle e Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que ocorreu no Rio de Janeiro. No Brasil, a promoção de uma alimentação saudável, incluindo o incentivo ao consumo de frutas, vem ocupando espaços na agenda nacional desde a aprovação, em 1999, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), programa promovido pelo Ministério do Trabalho, recomenda que os cardápios devem oferecer, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e nas refeições menores (desjejum e lanche).

A oferta de frutas e hortaliças aumentou o desempenho e melhorou o ambiente de trabalho dos funcionários de forma significativa após a intervenção do programa alimentar. Foi percebido também diminuição do tabagismo e redução dos casos de doenças provenientes do estresse do trabalho.

Espalhe na sua empresa, junte colegas e amigos para ter uma alimentação saudável. www.frutys.com.br


Espalhe por aí