Blog Frutys

Por qual razão dizem que comer 1 maçã por dia mantém o médico longe?

EM 05/05/2016
Existe um provérbio inglês ? An apple a day keeps the doctor away?  (?Uma maçã por dia mantém o médico longe? ). Mas afinal, poderia uma simples maçã ajudar uma pessoa a manter a saúde perfeita? Vamos descobrir!

É improvável ter um ditado com tal popularidade, se não houvesse alguma verdade para ele. Vamos conhecer alguns dos componentes da maçã e seus efeitos sobre a nossa saúde:
Pectina - fibra solúvel que abaixa a pressão sanguínea e os níveis de glicose, pode diminuir os níveis de LDL, ou \\\"mau\\\" colesterol no organismo. Também ajuda a manter a integridade do sistema digestivo devido sua fibra. A maçã possui agentes cicatrizantes que combatem problemas como azia, gastrite, úlceras e contribui para o bom funcionamento intestinal.
Quercetina - um flavonoide, que contribui para neutralizar os danos provocados pelos radicais livres, permitindo reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo no pulmão, de mama e  problemas de saúde relacionados com a idade, incluindo a doença de Alzheimer.
Vitamina C - aumenta a imunidade, o que ajuda a manter a saúde em geral.
Vitaminas A e E e Beta-caroteno - Estes compostos lutam contra os danos dos radicais livres incluindo a redução do risco de doença do coração, diabetes e asma. 
BoroFlorizina -  contribuem para  fortalecer os ossos, protegem as mulheres  da osteoporose e também pode aumentar a densidade óssea.

A maçã também ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas, auxilia na redução da cárie dentária, limpando os dentes e matando bactérias.  
A maçã possui agentes cicatrizantes que combatem problemas como azia, gastrite e úlceras, contribui no funcionamento intestinal.

Com todas essas informações, é fácil confirmar que, sim, uma maçã tem os seus benefícios para a saúde, pode reduzir o risco de diabetes, pressão arterial elevada e muitos tipos de câncer. Porém todas as doenças não podem ser evitadas apenas comendo uma maçã por dia. Todas outras frutas possuem nutrientes que são blocos de construção para uma boa saúde.

A maioria dos nutricionistas recomendam uma dieta variada. Consumir variedade de frutas, é realmente a melhor maneira de manter o médico longe.
Espalhe por aí